Para além das dores físicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Para além das dores físicas

Mensagem por SusanaFonseca em Qua Maio 12, 2010 8:25 am

Quem cuida de mulheres portadoras de endometriose depara-se com pessoas cansadas, entristecidas, deprimidas e muitas vezes frágeis pela dor que enfrentam. Apresentam quadros dolorosos crónicos que muitas vezes se agudizam, e que praticamente não mais respondem a analgésicos comuns o que as obriga a procurar ajuda sistematicamente para terem as suas dores atenuadas. Estas mulheres, que já consultaram médicos das mais diversas especialidades e até mesmo muitos ginecologistas, sem terem obtido o diagnóstico de sua enfermidade, sentem-se angustiadas e ansiosas para se verem livres das dores rotineiras. A remota possibilidade de pensarem que irão senti-las novamente as deixam absolutamente desesperadas. Há também as que se sentem sozinhas na sua longa peregrinação pelos consultórios, até porque os seus familiares muitas vezes se excluem das consultas.

Um outro aspecto importante é que pelo fato de ser uma doença extremamente desgastante, a endometriose pode causar significativa instabilidade emocional, não só pela dor como também pelo longo tempo que existe entre seu início e o diagnóstico.

Várias mulheres tem depressão, angústia, irritabilidade, tristeza, enfim, os mais variados sentimentos. Muitas vão mudando seus hábitos e transformando sua rotina, sendo praticamente obrigadas a viver em função da dor. Vão se fechando para o mundo e isolando-se.

Identificar causas e momentos que intensifique ou atenue a mesma, pode ser um recurso importante para a portadora de endometriose conviver melhor com a dor.

O tempo longo que medeia entre os sintomas e o correcto diagnóstico por um médico mais dedicado a esta área, acarreta, pela dor, a incapacidade física, e a infertilidade, transtornos psicológicos enormes nas doentes. Mesmo após uma cirurgia de sucesso, algumas doentes de endometriose mantém dores «fantasmas» já não relacionadas com a doença. Nestas mulheres torna-se fundamental um apoio psicológico peri – operatório que as ajude a superar a situação.

Fontes:
http://www.endometriose.com.br/apoio.htm
http://www.endoags.org/
avatar
SusanaFonseca
Admin

Mensagens : 2410
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 32
Localização : Leiria

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum