Perfil da Mulher com Endometriose

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Perfil da Mulher com Endometriose

Mensagem por SusanaFonseca em Sab Abr 28, 2012 11:35 pm



No início dos estudos sobre a Endometriose foram vários os especialistas que tentaram encontrar um perfil comum a todas as mulheres que sofrem com esta patologia e foram também muitos os casos em que estas pesquisas levavam ao erro de estereotipar a mulher com Endometriose pensando-se que era uma mulher de raça banca, rica, inteligente e stressada.

A Endometriose é uma doença complexa e enigmática, surgindo assim a necessidade de se estudar vários aspectos da doença incluindo a existência de um perfil da mulher com Endometriose.

Actualmente, com o avanço no diagnóstico e conhecimento dos próprios médicos sobre os sintomas da doença, sabemos que são milhares as mulheres que sofrem com Endometriose, independentemente da raça, classe social e grau de escolaridade. No entanto, pareceu-nos pertinente tentar perceber se existem algumas características comuns, para além dos sintomas, entre as portadoras desta doença.

Neste sentido, efectuámos um questionário online no nosso blog para onde obtivemos resposta de 64 mulheres portadoras de Endometriose. Este nosso questionário foi baseado em dois artigos já existentes sobre esta temática.

Segundo este estudo, apurou-se que na sua maioria, a mulher com Endometriose é ansiosa tendo sido esta uma característica seleccionada por 51 (79%) das 64.

Outros factos muito comuns entre estas 64 mulheres portadoras de Endometriose, que se disponibilizaram para responder ao nosso questionário, é o facto de sofrerem com os problemas alheios 45 (70%), de serem pessoas cuidadoras 43 (67%) e stressadas 43 (67%).

Para além destas características comuns, estas mulheres apresentam tendência para serem auto-exigentes 40 (62%), perfeccionistas 34 (53%), organizadas 30 (46%), determinadas 33 (51%) e atentas 33 (51%).

Uma sentimento que também se mostrou bastante presente foi o facto de 30 (46%) destas mulheres se considerarem o pilar/suporte das suas famílias.

Por fim, e de forma menos presente encontramos mulheres que são líders 17 (26%), são altruístas 14 (21%) e egocêntricas 9 (14%).

Salientamos que este estudo se baseia apenas na nossa curiosidade em tentar compreender um pouco mais sobre esta doença e sobre a sua origem, não tendo qualquer valor nem fundamento científico.

Texto: Carla Araújo e Susana Fonseca

_________________


Presidente da Direcção - MulherEndo - Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose

"Não importa o nome ou a origem das forças que nos empurram para a frente ou nos obrigam a ficar de pé. O que é importante é que elas existem e estão sempre dentro de nós. Sempre!" Laurinda Alves
avatar
SusanaFonseca
Admin

Mensagens : 2410
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 33
Localização : Leiria

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum