Dieta para EndoPrincesas

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dieta para EndoPrincesas

Mensagem por SusanaFonseca em Qui Jan 19, 2012 10:02 am

Meninas, para combater o tópico de coisas fantásticas que aí anda decidi criar este Smile
Se puderem, as meninas que estão a fazer uma alimentação mais regrada com base nas pesquisas que já foram feitas sobre este assunto, partilhem aqui algumas sugestões de comidinha boa para nós, porque para quem está a começar esta mudança alimentar às vezes parece que não podemos comer nada!
bjos

Presidente da Direcção - MulherEndo - Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose

"Não importa o nome ou a origem das forças que nos empurram para a frente ou nos obrigam a ficar de pé. O que é importante é que elas existem e estão sempre dentro de nós. Sempre!" Laurinda Alves
SusanaFonseca
Admin

Re: Dieta para EndoPrincesas

Mensagem por SusanaFonseca em Qui Jan 19, 2012 10:16 am

Eu só comecei na por isso ainda não tenho noção dos benefícios de uma alimentação com determinadas exclusões.

Decidi eliminar:
Pão
Refrigerantes
Bolos
Chocolates
Leite de vaca
Iogurtes de compra
Enchidos (bacon, presunto, salpicão)
Molhos de compra
Carnes vermelhas
Fritos
Snacks
Fast Food

Decidi cortar:
Nas bolachas - como mt pouco e apenas de aveia (2 por dia no máximo)
No açúcar - coloco metade do que colocava e sempre que me lembro uso o amarelo
No café - apenas um por dia e bastante "aguado"

Tenho comido à base de saladas variadas, compro daqueles pacotes de salada já pré-lavada porque trás uma variedade de vegetais maior. Adiciono quase sempre 2 ou 3 nozes. Outras vezes lascas de frango ou salmão grelhado. Outras um ovo. Outras fruta. Parece limitativo mas é possível comer sempre salada mas sempre saladas diferentes.
Sopas de legumes e sem batata.
E frango e peixe grelhado ou cozido a vapor acompanhado com legumes tabém cozidos a vapor.

Como detesto beber água às refeições faço sumos naturais: limão, laranja, ananás etc.

Entre as refeições vou combatendo a fome com uma peça de fruta, uma chávena de chá, uma bolacha de aveia.

beijinhos e obrigada Ac e Mariano por tantas dicas fantásticas!

Presidente da Direcção - MulherEndo - Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose

"Não importa o nome ou a origem das forças que nos empurram para a frente ou nos obrigam a ficar de pé. O que é importante é que elas existem e estão sempre dentro de nós. Sempre!" Laurinda Alves
SusanaFonseca
Admin

Mensagem por lua_cheia em Qui Jan 19, 2012 9:25 pm

uma receita de salmão otpima: Hamburgeres de Salmão

*2 lombinhos de salmão,
*meia cebola,
*1gema de ovo,
*sal, pimenta e sumo de limão para temperar.

Cortar os lombinhos em pedaços bem pequenos, é preferivel cortar à faca do que na picadora se não fica demasiado picado.
Picar a meia cebola.
Envolver, o salmão picado, com a cebola e com a gema de ovo. Temperar com o sumo de limão, sal e pimenta.

Fazer umas pequenas bolinhas na mão e achatar um pouco (no fundo tentar fazer o hamburger) e de seguida colocar na frigideira com 1 fio de azeite bem quente.

Bom apetite Smile
lua_cheia
EndoVeterana

Mensagem por lua_cheia em Qui Jan 19, 2012 9:27 pm

Um à parte Su, não precisas eliminar o pão, até porque isso não é benéfico para a saude.
Deves é comer pão de sementes, pao integral, no fundo o que chamamos de pão escuro.
lua_cheia
EndoVeterana

Mensagem por Tânia Santos em Qui Jan 19, 2012 10:03 pm

Eu ontem fiz hambúrguer de frango:
Numa frigideira, coloquei fio azeite, um bocado de cebola cortada ás rodelas e uns cogumelos frescos...
--> Salteei tudo, depois no pão (fica bom numas bolas de centeio)pus o hamburguer, a cebola bem lourinha e os cogumelos por cima, 1 fatia de queijo e 1 folha de alface....
--> Fiz sumo natual de laranja+abacaxi+morangos e hortelã

Ficou bom!!!

Secretária da Direcção - MulherEndo - Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose

A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para a frente!!!

Tânia Santos
EndoMagnífica
EndoMagnífica

Mensagem por SusanaFonseca em Sex Jan 20, 2012 9:30 am

Obrigada pelas dicas meninas! Parecem-me ambas muito bem:)
Ontem fiz bifinhos de frango grelhados temperados apenas com sumo de limão e alho, massa integral e saladinha!

Foi a primeia vez que comi a massa integral e gostei bastante. O sabor não é muito diferente e parece até mais consistente e dá uma sensação de sasiez! Gostei Smile

No fim-de-semana vou experimentar a receita da Lua mas com Perca que é o peixe que tenho lá em casa e tb porque já comi salmão esta semana:)
beijokas

SusanaFonseca
Admin

Mensagem por MarAzul em Sex Jan 20, 2012 5:25 pm

Eu admiro-vos, nunca consigo levar dietas assim tão rigorosas por muito tempo, sou muito gulosa e adoro comer!
A minha dieta neste momento: como muitas coisas integrais, eliminei carne de vaca e porco, fritos e lacticinios.
Não tenho nada e novo e extraordinario a acrescentar portanto!
Atenção a soja tem estrogenio, faz muito mal á endo!!!!
Bjs Very Happy
MarAzul
EndoMagnífica
EndoMagnífica

Mensagem por SusanaFonseca em Sex Jan 20, 2012 5:30 pm

Smile Eu ainda vou na primeira semana! Vamos lá ver quanto tempo me aguento Smile O que não quer dizer que pelo menos uma vez por mês não coma alguma coisa que me dê prazer... género um bocadinho de chocolate ou uma fatia de pizza Smile
E a minha coca-cola? Desde Domingo!! Entretanto começo a ressacar como os drogados:)

Já agora, o lanhe hoje foi bolachas de milho com queijo fresco de cabra!
Nunca tinha visto estas bolachas, mas achei nos produtos dietéticos do Dia e gostei!

O jantar vai ser bife de frango com cogumelos frescos salteados (pegando nas dicas da Tânia) e ainda não pensei no resto Smile Logo se vẽ!

bjo

SusanaFonseca
Admin

Mensagem por MarAzul em Sex Jan 20, 2012 6:09 pm

Humm e não é nada mal!
Eu a Coca Cola é um drama! Eu tento...mas eu acho mesmo que é como uma droga... Neutral enfim!
Boas dietas Very Happy
MarAzul
EndoMagnífica
EndoMagnífica

Mensagem por ac78 em Sex Jan 20, 2012 9:03 pm

Olá olá este tema interessa-me muito Smile

Sou uma gulosa como a Mar, mas o meu receio de "possível" desenvolvimento da endo leva-me a mudar alguns hábitos.

Acho que não podemos pensar que ficamos 100% limitados, isto é, serei incapaz de comer só cozidos e grelhados, pois assim cansamo-nos depressa, temos de enganar a mente e depois o estômago, principalmente as gulosas.

Há coisas que ainda não sei muito bem o que fazer, peço a vossa opinião para quem já saiba ou tenha pesquisado:
1) leite e derivados - eu bebo leite de vaca, como queijo e iogurtes de supermercado, se deixar de beber, quais os efeitos do leite e derivados com a endo?
2) fiambre de frango ou peru, acham que será prejudicial? Li que deveriamos evitar os enchidos ( presunto, bacon, salsichas)

Deixo uma receita que adoro que apresento em versão "adaptada": frango com ervilhas, o truque é por tudo ao mesmo tempo na panela e não fazer refogado, portanto frango partido, cebola, tomate maduro, alho, folha de louro, sal, fio de azeite, pimenta, coentros ou salsa, ervilhas( podemos pôr quase no fim).

Su como fazes os iogurtes se não usas leite de vaca? Ou não bebes leite de vaca mas utilizas para fazer iogurtes?

Sabem se ainda se vendem iogurteiras, como as que haviam à uns anos atrás?

Comecei esta semana a fazer alterações na alimentação e a fazer exercicio sinto-me mais leve, com o intestino ok, está a valer a pena.

Bjs e boas receitas

ac78
EndoExpert
EndoExpert

Mensagem por lua_cheia em Sex Jan 20, 2012 9:17 pm

AC uma dica, não precisas de iogurteira para faer iogurtes.
Podes usar a panela de pressão, que era o que eu fazia! Entretanto deixei-me disso porque levo tds os dias para o trabalho iogurtes e não dá jeito andar com os "potes" de vidro atrás!

Eu não consigo eliminar o leite de vaca e iogurtes! Por estes lados não encontro grandes alternativas no supermercado. So existe o soja! que como a MAr já referiu faz mal à endo...

lua_cheia
EndoVeterana

Mensagem por SusanaFonseca em Sex Jan 20, 2012 10:31 pm

AC, eu tb só comecei esta semana. Leite já não bebia mesmo há muito tempo. os iogurtes comia mas esta semana eliminei! Ainda não pesquisei como os fazer sem ser os de compra. Não sou propriamente fã, por isso tenho passado bem sem eles.

Queijo como de cabra, tanto os normais como os frescos.
Hoje por acaso comprei um fiambre de peru para experimentar. Acho que não tem tanto sabor, mas ao menos não é do outro.

Soja nem pensar! Isso já tinha eliminado há uns anos!
Beijokas

SusanaFonseca
Admin

Mensagem por SusanaFonseca em Sex Jan 20, 2012 10:35 pm

Eu para já quero ser bastante rígida durante pelo menos um mês. Se faço excepções antes de isto ser uma rotina estrago tudo! Eu spu muito gulosa tb por isso tenho mesmo de me controlar. MAs claro que quando tiver este sistema interiorizado e for uma rotina, não vejo mal em comer uma fatia de bolo caseiro, ou um pedaço de chocolate, uma vez de vez em quando!
Mas para já, como já sei como sou, não vou fazê-lo!

Eu tb me estou a sentir bem, menos inchada pelo menos:) Os intestinos é que não dão sinal de vida. Andam parados mesmo com esta carrada de vegetais!

beijos

SusanaFonseca
Admin

Mensagem por Mariano em Sab Jan 21, 2012 9:32 pm

As meninas estão a esquecer-se dos assados.
Ontem fiz um peixinho no forno com legumes cozidos a vapor que depois juntei ao peixe e alourou um bocadinho. Ficou muito bom.
Num pirex deitei azeite, coloquei o peixe, por cima cebola ás rodelas, alho, dois tomates, salsa e sal.
Amanha farei o mesmo com o bacalhau com uma couves cozidas.
É muito fácil mudar, principalmente porque temos a motivação e sabemos que faz um bem maior.
O meu marido alinha e já desceu 2 nº nas calças. Eu continuo nos 65.
Bj a todas e boas mudanças
Mariano
EndoMagnífica
EndoMagnífica

Mensagem por SusanaFonseca em Dom Jan 22, 2012 7:58 pm

Eu ontem experimentei a ideia da Lua, mas com Perca, acompanhei com arroz integral de cenoura e salada! Gostei Smile

Quanto ao peso, ainda não é significativa a perda, mas noto a barriga muito menos inchada, apesar dos intestinos continuarem preguiçosos:(

Bjos

SusanaFonseca
Admin

Mensagem por SusanaFonseca em Dom Jan 22, 2012 8:03 pm

Há hoje vou fazer uma sopa para amanhã levar para o almoço. A mim os almoços no work são complicados de gerir. Estava habituada à bela da sandes e ao pacotinho de sumo! Agora no dia anterior à noite a "logistica" é muito maior para preparar tudo! Faço chá para levar e ir bebendo ao longo do dia, quando não levo sopa preparo salada, um sumo natural e fruta! Levo a casa às costas Smile

A sopa hoje vai levar couve, bróculos, sementes de lichaça, cenoura, cebola, alho e xuxu.
Paço tudo e deixo só a couve miúdinha e umas rodelas de cenoura!

bjos

SusanaFonseca
Admin

Mensagem por carlavc em Dom Jan 22, 2012 8:05 pm

Eu tenho mesmo que começar a ter mais cuidados...em relação ao leite nem sei bem que pensar! Sempre bebi muito e gosto.
Refrigerantes nem costumo ter em casa, como sempre sopa e ando a tentar beber mais água.
carlavc
EndoVencedora
EndoVencedora

Mensagem por ac78 em Dom Jan 22, 2012 8:29 pm

Sim Carla em relação ao leite, também estou como tu... vou pesquisar um pouco mais.

Bjs

ac78
EndoExpert
EndoExpert

Mensagem por SusanaFonseca em Dom Jan 22, 2012 9:34 pm

Pois, a mim é o que menos custa porque nunca fui fã de leite? Ja ha uns anos cortei mesmo porque me da mts cólicas. Bjo

SusanaFonseca
Admin

Mensagem por Tânia Santos em Seg Jan 23, 2012 11:29 am

Olá eu também não bebo leito por causa da cólicas, e quando compro compro sem lactose é mais caro, mas não faz cólicas nenhumas. Iogurtes não como.
Fiambre compro de perú fumado, queijo fresco também não como, se me apetecer compro antes requeijão. Queijos secos compro de cabra. Há 1 semana deixei por completo os sumos de compra, se me apetece sumo faço natural, se não me apetecer bebo água, e tenho ido á casa de banho dia sim dia não o que para mim é ótimo Smile
Bolos também não compro, se me apetece doces faço caseiros, 1º porque consigo reduzir no açúcar, usar antes açúcar amarelo, uso ovos caseiros e pouca gordura.

-->Jantar de ontém:
- omelete de vegetariana com salada de alface rocha e alface frisada
ora como eu sou fã de legumes, salteei uma variedade de legumes num fio de azeite, pus um pc pimenta e sal, depois adicionei os ovos batidos e pimba omelete feita, numa metade (a do meu marido), quando apaguei o fogão coloquei 2 fatias de queijo magro por cima que ficou a derreter...
- fiz saladinha com as 2 alfaces, e sumo natural de laranja!!!

bjokas

Secretária da Direcção - MulherEndo - Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose

A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para a frente!!!

Tânia Santos
EndoMagnífica
EndoMagnífica

Mensagem por lua_cheia em Seg Jan 23, 2012 8:48 pm

ac78 escreveu:Sim Carla em relação ao leite, também estou como tu... vou pesquisar um pouco mais.

Bjs

POis para mim o leite e os iogurtes não consigo mesmo largar!
Eu bebo ou como imensos iogurtes por semana.

O fiambre como de peru fumado. Assim não é porco!
Bjs
lua_cheia
EndoVeterana

Mensagem por Mariano em Seg Jan 23, 2012 10:02 pm

carlavc escreveu:Eu tenho mesmo que começar a ter mais cuidados...em relação ao leite nem sei bem que pensar! Sempre bebi muito e gosto.
Refrigerantes nem costumo ter em casa, como sempre sopa e ando a tentar beber mais água.

Eu também gostava muito, chegava a beber mais de 1L...fresquinho UHMMM!!! que bem k me sabia.
Primeira mudança: mudei para leite magro e menos quantidade
Segunda mudança: mudei de leite magro para leite de cabra
Terceira mudança: Como o leite de cabra é bastante mais caro, fui reduzindo a quantidade.
Agora quase não bebo leite e não sinto assim tanta falta. Quando me apetece um cereais faço c leite magro.
A grande diferença é que não me sinto tão inchada e não tenho dores estomago e intestinos.
Mariano
EndoMagnífica
EndoMagnífica

Mensagem por SusanaFonseca em Qua Jan 25, 2012 9:32 am

Muito bem! Andam muitas meninas empenhadas:) Gosto de ver Smile

Ontem o jantar foi bacalhau cozido com couves e cenoura cozida e um ovo!

Os almoços tẽm sido de sopa e salada!
A minha sopa de mistelas que disse que ia fazer no Domingo ficou com uma cor duvidosa:) mas não é que ficou saborosa?!

Ontem à noite fiz umas bolachas de Aveia, usei farinha normal (porque ainda tenho muita cá em casa e enquanto não acabar ou ficar com menos custa-me estar a comprar da outra), açúcar amarelo (pouco), manteiga (pouca), 1 ovo, raspa de limão e um pouco de canela! Eu comi 3 bolachas e o marido devorou o resto do prato:) LOL

Os intestinos funcionam dia sim, dia não. O que para mim é pouco, para o que estava habituada. Mas sinto-me bem e estou QUASE sem barriga nenhuma! Daqui a nada parece que voltei à forma de quando tinha 18 anos Smile

Beijokas

SusanaFonseca
Admin

Mensagem por carlavc em Qua Jan 25, 2012 1:03 pm

Ena Susana assim contado por ti parece fáciL.Ainda bem que te sentes melhor!
carlavc
EndoVencedora
EndoVencedora

Mensagem por SusanaFonseca em Qua Jan 25, 2012 1:58 pm

carlavc escreveu:Ena Susana assim contado por ti parece fáciL.Ainda bem que te sentes melhor!

Por acaso pensei que ia ser mais dífícil! Mas acho que é mesmo uma questão de querer e de nos mentalizarmos que é mesmo!
E depois quando me der assim um ataque de necessidade de guloseima é ir fazer umas bolachinhas ou um bolinho assim com pouca gordura e pouco açúcar Smile Hoje estou tentada a fazer pão para comermos ao jantar! Do pão de supermercador e padarias acho que desisto mesmo! Já não como desde dia 16 e ainda não senti muita falta! Por isso acho que vou é começar a fazer eu o meu pãozinho cá em casa para comer de vez em quando Smile

SusanaFonseca
Admin

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: