Insensato Coração

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Insensato Coração

Mensagem por SusanaFonseca em Ter Nov 29, 2011 1:37 pm




Quem começou a seguir a novela da Globo, Insensato Coração que está a passar na Sic, de certo que já ouviu falar em Endometriose. Uma das personagens, a Carol, é portadora desta doença sendo a mesma apresentada como causa para a sua Infertilidade.


Antes demais importa salientar a importância e a mais valia de uma doença como esta, que é ainda tão desconhecida, ser focalizada e abordada numa novela que já passou em horário nobre no Brasil e agora está a passar no nosso país. Este é sem dúvida um passo deveras importante para a divulgação da nossa doença. No entanto, como portadoras de Endometriose e como mulheres que todos os dias lutam de alguma forma para verem esta doença reconhecida e valorizada no nosso país, não podemos deixar de salientar que esta divulgação não é feita da forma mais correcta.


Em primeiro lugar, o único sintoma apresentado pela personagem é a Infertilidade. Ela tem uma vida perfeitamente normal e não demonstra ter nenhumas dores, ou seja, não passa nem por 10% do que as verdadeiras mulheres que sofrem com esta doença passam e como se isto não fosse já suficiente para deixar no ar uma ideia errónea sobre esta patologia, a personagem engravida de um momento para o outro e a sua médica informa-a que a doença regrediu.


Importa salientar e deixar bem claro que existe de facto uma percentagem mínima de mulheres com Endometriose que de forma inexplicável não apresentam sintomas da doença, no entanto a grande maioria apresenta diversos sintomas, tais como Dor Abdominal, Alterações Intestinais, Dor nas Relações Sexuais, Cansaço Extremo, Menstruação Abundante e Irregular, Problemas de Rins/ Bexiga, Infertilidade, entre outros sintomas.


É importante não nos deixarmos iludir porque esta novela apenas fala de Endometriose mas não retrata de forma alguma as dores, os medos e os sentimentos de uma mulher que sofre desta doença, nem a incompreensão dos amigos e da família. É ainda importante reforçar que a doença não regride de forma milagrosa, sem medicação, sem cirurgia e sem qualquer tipo de tratamento.


Somos mulheres lutadoras, sorridentes e com uma garra imensa porque aprendemos que a vida tem de ser vivida da melhor forma possível com as limitações que a doença nos impõe, mas não somos de todo a mulher que esta personagem interpreta!

Por favor, ajudem-nos a passar esta mensagem porque pior que não haver informação é ser passada uma informação errada!

A Endometriose dói muito, causa muitos danos a diversos níveis na vida da mulher e consequentemente na vida do casal e infelizmente não desaparece com toques de varinha mágica!


Texto: Susana Fonseca
Revisão: Susana Guerreiro e Tânia Santos

_________________


Presidente da Direcção - MulherEndo - Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose

"Não importa o nome ou a origem das forças que nos empurram para a frente ou nos obrigam a ficar de pé. O que é importante é que elas existem e estão sempre dentro de nós. Sempre!" Laurinda Alves
avatar
SusanaFonseca
Admin

Mensagens : 2410
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 32
Localização : Leiria

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum