Sintomas da Endometriose

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sintomas da Endometriose

Mensagem por SusanaFonseca em Qua Ago 10, 2011 11:00 am

Com base no questionário efectuado aqui no nosso blog, respondido por 69 mulheres, portadoras de Endometriose, destacamos em seguida alguns dos principais sintomas desta doença ainda tão pouco conhecida e valorizada no nosso país.


Dor Abdominal
Das 69 mulheres que responderam a este questionário, 86% (60) referem sentir dor abdominal. Esta dor pode ser sentida antes, durante e após a menstruação. Na maioria dos casos são dores muito fortes, que causam muito desconforto e que muitas vezes impedem a mulher de estar na posição vertical, sentido necessidade de se "encolher" ou deitar na posição "fetal".

Alterações Intestinais
Um dos muitos sintomas da Endometriose são as alterações intestinais. No nosso inquérito, 72% (50) referem este como um dos seus sintomas. As alterações referidas podem variar entre estados de diarreia e obstipação. São muitos os casos em que os dois sintomas aparecem no mesmo dia, com diferença de poucas horas. Este sintomas são geralmente acompanhados de cólicas fortes. Para além do referido, em algumas mulheres ocorre libertação de muco intestinal que é também muito incomodativo, bem como de sangue nas fezes.

São muitas as mulheres com Endometriose que sofrem de síndrome do cólon irritável, também designada por cólon nervoso, cólon espástico, intestino espástico, colite mucosa ou colite espástica. Este é um problema funcional que se caracteriza por um conjunto de sintomas, como dor, distensão abdominal, flatulência, diarreia ou obstipação.

Associadas também à parte intestinal surgem muitas vezes as dores no recto. Na maioria das vezes são dores breves mas muito agudas, comparadas a "facadas". Estas dores surgem não só durante o período menstrual mas também fora deste e são, na maioria dos casos, resultado de tumores de Endometriose no septo recto-vaginal. No nosso questionário 52% (36) das mulheres refere este como um dos seus sintomas.


Dor nas Relações Sexuais (DISPAREUNIA)
Infelizmente, o acto sexual nem sempre é sinónimo de prazer. Para muitas das portadoras de Endometriose a dor durante as relações sexuais é bastante comum, como pudemos verificar com o nosso questionário, onde 65% (45) afirma ter este sintoma. A dor profunda e intensa na penetração deve-se essencialmente à existência de tumores de Endometriose no septo recto-vaginal ou nos ligamentos útero-sagrados (ligamentos posteriores do útero). Nas mulheres que também sofrem igualmente de síndrome do cólon irritável a dipareunia é um dos sintomas típicos.


Cansaço Extremo
São muitas as mulheres com Endometriose que se queixam de cansaço anormal e injustificado. No nosso questionário, 59% (41) das participantes referem este como um dos seus sintomas. Um sono pouco reparador que leva a "acordar já cansada", sensação de corpo quebrado e pernas muito pesadas sem um motivo aparente são apenas algumas das queixas referidas pelas pacientes com Endometriose. Existem vários casos em que associada à Endometriose surge a Fibromialgia, não havendo ainda muitos estudos significativos neste campo.


Menstruação Abundante e Irregular
Muitas das mulheres com Endometriose que não tomam a pílula anti-concepcional nem usam qualquer dispositivo, apresentam uma menstruação com um fluxo demasiado abundante que dura vários dias, tendo sido este sintoma referido por 46% (32) das participantes do nosso questionário. São também vários os casos em que o período menstrual é muito irregular, chegando a mulher com Endometriose a não menstruar durante dois meses. Este sintoma foi referido por 31% (22) das participantes.

Problemas de Rins/ Bexiga
A Endometriose pode também causar alterações ao nível da bexiga e dos rins. Infeções urinárias frequentes, com possível sangramento na urina (hematúria), durante ou fora do período menstrual e dor ao urinar (disúria) são os sintomas mais frequentes. Estes sintomas podem ser acompanhados de febre moderada. O nosso questionário revela que 37% (26) das mulheres que responderam apresentam alguns destes problemas. Ainda, 30% (21) revelam sentir alterações nos rins. Estas alterações são muitas vezes descritas como "peso nos rins". Em casos menos frequentes a endometriose ao invadir os ureteres, pode levar à paragem total e irrecuperável dos rins.


Falta de apetite/Enjoos
Durante o período mesntrual para as mulheres que sofrem de Endometriose, é também normal sentir alguns enjoos e perder o apetite. Ambas as alterações podem ser consequência das fortes dores provocadas pelos sintomas anteriormente referidos. No nosso questionário 36% (25) revelaram que sentem enjoos e 15% (11) que perdem o apetite.


Infertilidade
Apesar de ainda tão desconhecida a Endometriose é uma das maiores causas de Infertilidade feminina. Muitos são os casos em que a Endometriose só é diagnosticada após a procura da causa da infertilidade. Das 69 mulheres com Endometriose que responderam ao nosso questionário, 44% (31) sofre de infertilidade.


Outros sintomas
Para além de todos os sintomas abordados anteriormente, algumas mulheres apresentam ainda barriga inchada, dores/picadas nos ombros, dificuldades respiratórias e ciatalgias.

Ausência de SintomasEnquanto a maioria das mulheres que sofre de Endometriose apresenta grande parte dos sintomas referidos existe uma pequena percentagem que, inesplicávelmente não apresenta qualquer sintoma.


Tendo em conta a quantidade e a dimensão dos sintomas que a Endometriose pode provocar e as consequências dos mesmos na vida da mulher, é sem dúvida importante divulgar cada vez mais esta doença para que as mulheres que apresentam estes sintomas procurem ajuda e sejam devidamente diagnotiscadas, podendo assim usufruir de tratamento adequado e recuperando alguma da sua qualidade de vida.

Publicado no blog:www.mulherendo.blogspot.com
Texto: Susana Fonseca
Revisão: Susana Guerreiro

_________________


Presidente da Direcção - MulherEndo - Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose

"Não importa o nome ou a origem das forças que nos empurram para a frente ou nos obrigam a ficar de pé. O que é importante é que elas existem e estão sempre dentro de nós. Sempre!" Laurinda Alves
avatar
SusanaFonseca
Admin

Mensagens : 2410
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 32
Localização : Leiria

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sintomas da Endometriose

Mensagem por Rita Nunes em Ter Set 20, 2011 6:05 pm

Boa tarde Smile Tenho 20 anos e tenho dores menstruais desde que tive a primeira menstruação. Ao fim de 2 anos comecei a tomar a pílula, e as dores continuaram, cada vez piores... Tenho imensas dores durante o ato sexual, acontece-me quando tenho o período ter que urinar devagarinho e parar por causa das dores e por vezes fazer infeçoes urinarias, e o mesmo acontece a nivel intestinal são uma dores agonizantes tendo que fazer muito devagarinho. Tenho vários episodios nas urgencias de ginecologia de dor, mas fazem-me a eco intra vaginal e nunca tenho nada. Quase passo por maluca. A minha mãe tem endometriose passou pelo mesmo que eu só aos 30 anos o diagnosticaram. Além de que qualquer exame, inclusive a eco intra vaginal, papanicolau, etc são umas dores imensas... É claro que desconfio de endometriose, e este mes foi a gota de agua. Antes de me vir o periodo, durante, e agora, estou com uma dor muito aguda no fundo da barriga do lado direito, esta sobe-me na direcçao do rim e ja parece que subiu e se alojou debaixo de uma costela. Ontem fui as urgencias de ginecologia, estava tudo normal (como sempre), fui as urgencias gerais, ecografias normais apesar de quer na apalpaçao, quer na ecografia, me terem carregado e ter dito mesmo onde era a dor. Vim para casa sem diagnóstico, e com mais dor. Já mal me consigo levantar. O sentimento de frustraçao de ter a dor, e de passar por maluca pois nada aponta para a causa desta, e a sua presença constante e incapacitante levou-me a fazer o que secalhar já devia ter feito há muito, procurar um ginecologista particular e especialista. Apesar de tudo gostava de uma ultima opiniao, obrigada

Rita Nunes Smile

Rita Nunes
EndoRecém-Chegada
EndoRecém-Chegada

Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/09/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sintomas da Endometriose

Mensagem por SusanaFonseca em Ter Set 20, 2011 7:28 pm

Olá Rita, Muito bem vinda ao nosso fórum! Que história tão familiar! Podia ter sido escrita por muitas de nós:(
O conselho que te dou é mesmo o de recorreres a um especialista em Endo no particular. Tens um tópico aqui no fórum com os contactos de vários!
Espero que consigas uma consulta rapidamente e que tenha o teu diagnóstico o mais rápido possível e brevemente te livrem dessas dores que todas aqui tão bem conhecemos!
Um beijinho e as tuas melhoras

_________________


Presidente da Direcção - MulherEndo - Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose

"Não importa o nome ou a origem das forças que nos empurram para a frente ou nos obrigam a ficar de pé. O que é importante é que elas existem e estão sempre dentro de nós. Sempre!" Laurinda Alves
avatar
SusanaFonseca
Admin

Mensagens : 2410
Data de inscrição : 11/05/2010
Idade : 32
Localização : Leiria

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sintomas da Endometriose

Mensagem por MIKAS em Ter Set 20, 2011 9:09 pm

Olá Rita, bem vinda!És muito jovem procura um medico como diz a nossa Su o mais rapido possivel e uma vez que a tua mãe tem o mesmo é muito provavel que tenhas também por isso deves ser mais rapida.
bjs, flower
avatar
MIKAS
EndoMagnífica
EndoMagnífica

Mensagens : 650
Data de inscrição : 13/03/2011
Idade : 44

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sintomas da Endometriose

Mensagem por MIKAS em Ter Set 20, 2011 9:13 pm

Sabes a minha mãe tinha 37 anos quando fez uma grande cirurgia deste género só que na altura não disseram do que se tratava agora penso que realmente era endo também isto passsou-se há cerca de 20 anos,os médicos dizem que pode ser heriditario.
bjs.
avatar
MIKAS
EndoMagnífica
EndoMagnífica

Mensagens : 650
Data de inscrição : 13/03/2011
Idade : 44

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sintomas da Endometriose

Mensagem por MarAzul em Ter Set 20, 2011 10:09 pm

Ola Rita, a minha mãe também teve endo e eu precisamente com 20 anos comecei com alguns dos sintomas que descreves.

Mikas pois, a minha mãe também fez a cirurgia radical.
Eu quando descobri não sabia que a minha mãe tinha tido, sabia que sofreu muito do utero, mas nunca soube que era endo, um dia quando fui a medica dela é que quando a minha mãe disse o que eu tinha a medica disse á minha mãe "Pois, é o mesmo que você teve!"
Isto foi há mais de 20 anos atrás, naquela altura nem chamavam as coisas pelos nomes , era quistos, miomas, mais nada.
A minha mãe tinha muitas dores e hemorregias, fez uma cirurgia de barriga aberta pra tirar quistos e mioma depois engravidou de mim e quando fizeram a cesariana assustaram-se com o que viram la dentro!Tinha mais quistos,miomas e aderencias. Tirou logo tudo de seguida, naquela altura era assim era a unica solução...apesar que hoje infelizmente ainda ha medicos que tb é assim, ficaram na idade da pedra, mas felizmente temos outras hipoteses.
Eu já li que a endo pode ser hereditária por isso Rita, aconselho-te a ires a um especialista.
Bjs
avatar
MarAzul
EndoMagnífica
EndoMagnífica

Mensagens : 515
Data de inscrição : 18/06/2010
Idade : 30

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sintomas da Endometriose

Mensagem por Tânia Santos em Ter Set 20, 2011 11:16 pm

Olá rita, bem vinda...pois o que descreves enquadra-se perfeitamente na endo, também te aconselho vivamente a procurares opinião médica junto de quem sabe, ainda para mais tendo a história da tua mãe a associar isto tudo.
beijinho e que tudo corra bem

_________________


Secretária da Direcção - MulherEndo - Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose

A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para a frente!!!

Tânia Santos
EndoMagnífica
EndoMagnífica

Mensagens : 512
Data de inscrição : 15/07/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sintomas da Endometriose

Mensagem por QuietStorm em Qua Set 21, 2011 12:21 pm

Olá Rita! Eu sou mais um caso de endometriose, "herdada" da minha mãe (apesar de não haver ainda provas cientificas de que a doença é hereditária...) e pela descrição que fazes parece-me que há uma probabilidade grande de também tu teres endo.

Aconselho-te o mesmo que as outras meninas, consulta um especialista assim que puderes. Nem vale a pena andares nas urgências todos os meses ou consultares ginecologistas "normais"...só vais perder tempo.

Se precisares de alguma coisa estamos por aqui!

Beijinhos!
avatar
QuietStorm
EndoMagnífica
EndoMagnífica

Mensagens : 659
Data de inscrição : 13/05/2010
Idade : 35
Localização : Quinta do Conde - Sesimbra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sintomas da Endometriose

Mensagem por Rita Nunes em Qua Set 21, 2011 12:33 pm

Obrigada pelas vossas opinioes e conselhos Wink Já marquei consulta para o Dr. Pedro Xaver, mas só dia 31 de Outubro :S Até lá esta dor do lado direito que me ataca o rim e mais acima, nao passa :SS nao sei o que fazer, se voltar às urgencias, se ir a um hospital privado :S Há 5 anos atrás passei pelo mesmo, as primeras 4x nao tinha nada nem nas ecografias nada, so à 5 vez (sim tive q ir todos os dias as urgencias, na altura pediatria) e que me avistaram um quiisto de 5cm :S Enjoei a comida, quas n comia so para medicaçao para as dores, na altura emagreci 10kg em 3 semanas, fiquei cm 49kg :S Tenho medo de ir a um privado e mais uma vez me disserem que não tenho nada, e oitenta euros para nada :SS É uma situaçao muito complicada sabermos que temos uma dor e nao nos disserem de onde, até parece mesmo que invento, mas assim nao posso continuar pq já perdi quase 1 semana de faculdade Sad(

Rita Nunes
EndoRecém-Chegada
EndoRecém-Chegada

Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/09/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sintomas da Endometriose

Mensagem por Tânia Santos em Qua Set 21, 2011 1:54 pm

Rita és de onde? porque não vais á urgência onde os médicos especialistas fazem banco??
bjs

_________________


Secretária da Direcção - MulherEndo - Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose

A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para a frente!!!

Tânia Santos
EndoMagnífica
EndoMagnífica

Mensagens : 512
Data de inscrição : 15/07/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sintomas da Endometriose

Mensagem por Somarga em Sex Set 07, 2012 6:00 pm

Não sei se será aqui o melhor sítio para partilhar as minhas dúvidas/receios. De qualquer forma, tenho consulta marcada com a Dra. Filipa Osório para daqui a algumas semanas e dará depois para confirmar se o que tenho é realmente endo.

De qualquer forma, sempre sofri muito com dores menstruais. Dois a três dias de ibuprofenos no início, uma a duas horas enrolada na cama até fazer efeito, sem me conseguir mexer. Menstruação irregular.
Melhorou quando comecei a tomar a pílula, depois deixei de notar o efeito. Corrimento menstrual abundante e prolongado (7 dias), dores de barriga e vontade frequente de ir ao quarto de banho, com os intestinos às voltas - pouco tempo antes e durante a menstruação. Dores nas costas também.
De há um ano e pouco para trás, dores ao ponto de quase desmaiar, sem que os ibuprofenos façam efeito, de ter de ir de urgência para o hospital para levar analgésicos intravenosos. De me fechar na casa de banho do trabalho enrolada no chão até a dor passar.
Dores após as relações sexuais, pouco frequentes (mas já aconteceu), mais frequentes em algumas posições.
10 anos de Ginecologista da terrinha, em que as dores menstruais eram normais e tinha de aguentar.

1 ano e meio de sofrimento com outras ginecologistas, em que as dores menstruais tão intensas, não sendo normais, eram devido ao stress e ao cansaço. Quistos nos ovários também.

E eu a saber que não podia ser normal, não com aquela intensidade, não devido ao stress - em outros momentos bem mais stressantes as dores nunca haviam aparecido.

Tenho as minhas expectativas com a Dra. Filipa, espero finalmente um diagnóstico adequado, que passe ou não pela endo, mas que identifique o que se passa comigo.

Com base nestes sintomas, e mesmo sabendo que não são médicas e não se fazem diagnósticos à distância, há grande possibilidade de ser endo, ou estou enganada?

Somarga
EndoRecém-Chegada
EndoRecém-Chegada

Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/09/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Susto

Mensagem por Su Ferreira em Sex Set 21, 2012 12:07 pm

Ola a todas!!!
Fui Diagnosticada com endometriose pélvica há 10 anos. Sempre muitas dores na altura do período e mesmo alguns dias após.
De há um ano para cá comecei a ficar com obstipação e de há uns meses a esta parte, quando conseguia ir ao w.c saia muco nas fezes. Fiquei preocupada, mas, não procurei o medico, talvez por medo...
Lembro-me que por duas ou 3 vezes saiu um pouco (muito pouco mesmo) sangue misturado com o muco, que susto.
Comecei a comer mais fibra e desde há cerca de 1 mês, o meu intestino regularizou Smile. Mas...quando veio o período, lá apareceu o muco novamente, não muito, e acompanhado de um pouquinho de sangue q vem misturado. Pergunto: será devido à endometriose? Bjinhos e obrigada

Su Ferreira
EndoRecém-Chegada
EndoRecém-Chegada

Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sintomas da Endometriose

Mensagem por Ana Teresa Perez-Ramirez em Ter Set 25, 2012 6:30 pm

Olá Su

Pois, pode ser devido à endometriose. Devias consultar um médico e, se possível, especialista em endometriose. Não sei se já és seguida por alguém especialista nesta doença. De qualquer forma, se precisares, tens aqui neste fórum um tópico dos médicos especialistas em endometriose, com os respectivos contactos. As tuas melhoras...

Ana Teresa Perez-Ramirez
EndoRecém-Chegada
EndoRecém-Chegada

Mensagens : 20
Data de inscrição : 26/01/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sintomas da Endometriose

Mensagem por Johzinha em Sex Jul 19, 2013 8:09 pm

Olá Smile 
Descobri recentemente que tenho endometriose. Tenho apenas 22 anos ja algum tempo ( 3 / 4 anos) que vinha a ter muitas dores, desconforto em geral, e ai detectaram-me um quisto no ovário esquerdo ao qual fui operada. Depois dessa operação fiquei melhor mas nao por muito tempo. Apenas 2 meses depois todas as dores tinham voltado, as dores durante e após as relações sexuais, distenção abdominal, dores nos rins, dores a urinar, diarreias, pequenos sangramentos fora do periodo menstrual e o cansaço constante que nem forças as vezes tenho para sair cama. E foi depois de varias ecografias, analises, RX, Resonancias magneticas e Tac's que posseram a hipotese de ser endometriose.
A medica já me avisou que vou ter muitos problemas a engravidar pois para além da endometriose tenho hipotiroidismo, pois nasci com apenas metade da tiroide.

Não estou a lidar muito bem com este diagnostico, e tambem nao tenho tido muito apoio da parte dos meus familiares e namorado, porque ninguem ainda entendeu bem o que é isto nem o que pode causa...

Pode paracer disparatado mas acho que nem eu comprendi bem. Nao consigo encarar o facto de que antes me achava completamente "normal", e agora nem sei se consiguirei engravidar... é o que me custa mais no meio disto tudo. Já pensei em engravidar agora tipo assim que parar com a medicação (Visanne). Mas ninguem me consegue dar uma opiniao sobre isso. Já li algures que ao se fazer uma histirectomia os sintomas acabam.É verdade? A minha médica nao deu muita importancia ao facto ( de eventualmente) de nao poder engravidar, disse que isso era o menos.. Sad Sad Sad Sad Sad Sad 

Peço desculpa pelo testamento mas precisava de desabafar com alguem que entendesse o que estou a sentir

Johzinha
EndoRecém-Chegada
EndoRecém-Chegada

Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/07/2013
Idade : 26
Localização : Sintra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sintomas da Endometriose

Mensagem por MIKAS em Sex Jul 19, 2013 8:59 pm

Bem vinda Johzinha,acho que deves procurar um especialista em endometriose,se não conheces nenhum vai ao tópico "especialistas".
É normal no inicio não compreendermos bem esta doença,comigo também foi assim,acordei de uma cirurgia de urgência e dizem-me que era endometriose e nunca tinha ouvido falar dela,só através deste grupo de mulheres FANTÁSTICO e algumas pesquisas é que percebi melhor o que esta maldita nos faz.Leva alguém da tua família ou namorado a uma consulta para que possam perceber melhor,bjks
avatar
MIKAS
EndoMagnífica
EndoMagnífica

Mensagens : 650
Data de inscrição : 13/03/2011
Idade : 44

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sintomas da Endometriose

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum