Graus da endometriose

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Graus da endometriose

Mensagem por MarAzul em Sex Set 10, 2010 4:41 pm

Olá minhas amigas
Bem eu vejo vocês dizerem o grau da vossa endo... fico a pensar que a mim nenhum médico me disse o grau da minha!
Nem mesmo o Dr Setubal, ele só me disse que tenho endometriose profunda, e eu daquilo que leio na net, deduzi que tenho endo Grau IV (o mais alto), porque em quase tudo que leio sobre endometriose, dizem que a endo profunda é a de grau IV!
Mas eu já vi aqui dizerem que tem endo profunda de grau leve... Já não percebo nada. Pensei que a endo profunda fosse sempre inserida no Grau 4, é isso que dá a entender algumas definições de endometriose.
Tenho de perguntar isto ao Dr Setúbal.
Não é que isso seja muito importante, mas fiquei a pensar ... se calhar estou enganada em relação ao grau da minha.

Beijinhos
MarAzul
EndoMagnífica
EndoMagnífica

Re: Graus da endometriose

Mensagem por QuietStorm em Sex Set 10, 2010 5:27 pm

Oi MarAzul,

pelo que o GO que me diagnosticou a endo (antes de ir para o Dr. Setúbal), o grau da endometriose tem a ver com a gravidade e não necessariamente com a extensão da doença. É considerada endometriose profunda (grau IV) quando o endometrio penetra em profundidade nos tecidos de outros orgãos. É tipo corrosivo...assim, grau I será, supostamente, menos "penetrante" nos tecidos e por isso menos grave do que os graus seguintes.

Por exemplo, e tal como tu, eu e a Su temos endometriose profunda mas eu tinha muitos orgãos afectados enquanto que à Su "só" afecta o intestino, mas lá está, em profundidade...

Também já li essa história da endo profunda de grau leve, e para mim não faz sentido, se é profunda não deve ser leve...

Bem, pelo menos foi isto que me explicaram na altura, mas o Dr. Setúbal também nunca me disse qual o meu grau...mesmo nos consentimentos informados que temos de assinar para a laparoscopia a designação é sempre endometriose profunda grave. Se alguém perceber mais alguma coisa cerca disto, partilhem Smile é sempre bom sabermos mais!!

Beijinhos!
QuietStorm
EndoMagnífica
EndoMagnífica

Mensagem por ac78 em Sab Set 11, 2010 1:20 pm

Olá meninas! Eu antes de ser operada perguntei ao Prof. Calhaz e ele disse-me que o grau saberia dela cirurgia, e na altura em que falei com a Dra que me operou li no relatório e não aparecia mas perguntei-lhe e ela disse-me que era o grau IV, ou seja no meu caso tenho endo profunda de grau IV.

Não percebo muito disso, mas o que dizes Quiet bfaz sentido ser profunda e leve não me parece...

Bjocas

ac78
EndoExpert
EndoExpert

Mensagem por MarAzul em Sab Set 11, 2010 4:23 pm

Pois meninas.. também acho que profunda e leve não faz sentido. Sim a extensão da doença pode variar, eu só tenho um tumor rectovaginal e adenomiose, sei que há quem tenha mais que isto. Mas mesmo assim, só de ser endo profunda, acho que já é grau IV!

Isto vi na net:

"Endometriose profunda

Esta é a forma mais grave de endometriose e a mais sintomática. " (...)

ORA SE É A MAIS GRAVE é a de maior grau .
Acho mesmo que é assim.

Beijinhos Wink
MarAzul
EndoMagnífica
EndoMagnífica

Mensagem por QuietStorm em Sab Set 11, 2010 8:07 pm

Meninas,

na 2ª tenho consulta no Dr. Setúbal e vou perguntar-lhe, assim tiram-se as dúvidas todas Smile

Beijinhos!!
QuietStorm
EndoMagnífica
EndoMagnífica

Mensagem por SusanaFonseca em Seg Set 13, 2010 5:27 pm

Pois minhas lindas, de graus não percebo nada... Sei que tenho Endometriose Profunda Grave, de resto não sei mais nada!
Beijos

Presidente da Direcção - MulherEndo - Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose

"Não importa o nome ou a origem das forças que nos empurram para a frente ou nos obrigam a ficar de pé. O que é importante é que elas existem e estão sempre dentro de nós. Sempre!" Laurinda Alves
SusanaFonseca
Admin

Mensagem por lua_cheia em Seg Set 13, 2010 7:52 pm

Acho que é profunda desde que apanhe outros orgãos para além dos reprodutores (utero e ovarios).
Se estiver instalada no intestino, rins, bexiga, etc, vai logo para profunda.
Depois dentro da profunda pode ser grave ou ligeira!

Acho que de que!!! Certezas não tenho! LOL
lua_cheia
EndoVeterana

Mensagem por Mariano em Ter Set 14, 2010 11:49 am

Ola meninas:
Qdo fui ao Dr Setubal ele tambem me disse k tinha endo profundo devido ao tumor recto-uterino junto da bexiga.
Como sabem já fui operada e fiquei sem o ovário dto e a respectiva trompa, m também ninguem me disse de que grau era.
bjs
Mariano
EndoMagnífica
EndoMagnífica

Mensagem por ac78 em Sab Set 18, 2010 6:19 pm

Olá meninas do site ENDO ags

"Classificação da Endometriose

Com vista a uma standarização do diagnóstico e da terapêutica da endometriose, os médicos procuram classificações, as quais, ao se universalizarem facilitam o tratamento e a comparação de resultados.

Muitas são as classificações existentes mas apesar de reconhecida como insuficiente impõe-se ainda aquela que foi desenhada pela AFS (American Fertility Society). Esta classificação subdivide a endometriose em quatro estádios ou em quatro formas. As formas mínimas correspondem ao estádio I da AFS, as formas ligeiras ao estádio II, as formas moderadas ao estádio III e as formas graves ao estádio IV."

Beijocas

ac78
EndoExpert
EndoExpert

Mensagem por MarAzul em Dom Set 26, 2010 10:34 pm

Olá...
Já perguntei ao Dr Setubal...
Então a minha endometriose é PROFUNDA GRAVE.
Só tenho um tumor rectovaginal de 1cm... e mesmo assim é Grau IV
A endo profunda é a forma mais agressiva da endometriose, por isso, é sempre de grau IV...
É como já disseram, quanto mais profundas são as lesões maior é o grau da doença...
Teoricamente não existe endometriose profunda ligeira/leve.

Os estágio estão divididos em
Endometriose minima - Grau I
Endometriose ligeira/leve - Grau II
Endometriose moderada - Grau III
Endometriose profunda (Grave) - Grau IV

Mas há uma coisa "boa" é que as lesões de endo profunda são as que mais dificilmente voltam...
Há mais chances de um endometrioma voltar no ovário, do que se formar novamente um tumor rectovaginal..
Ele disse que de onde me vai tirar o tumor de certeza não aparece ali mais nenhum.O porque não sei, mas ele lá sabe Smile

Bjs
MarAzul
EndoMagnífica
EndoMagnífica

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: